destaque_igreja

Igreja da Ordem Terceira

Restauração

Uma nova fase para a história da Igreja e da cidade

A Igreja foi interditada em 2007 pelo Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru), da Prefeitura, devido aos riscos que trazia aos frequentadores, a igreja iniciou obras emergências em 2009 com apoio do Governo do Estado.

Um amplo projeto de recuperação foi organizado para que a estrutura do telhado fosse estabilizada e modernizada, os forros e pisos reforçados e as paredes, consolidadas. Também foi feita a adequação dos ambientes para portadores de necessidades especiais e para novos usos.

Detalhes da restauração da igreja

No ano de 2013 será iniciada a obra de restauração da fachada (com 1.346 m²), a mesma desde sua finalização, em 1736. Trata-se de um dos mais relevantes restauros da cidade, um dos poucos locais históricos a guardar sua estética original. Finalizada em 1736, a Igreja de São Francisco pertence à Ordem Terceira de São Francisco.

A restauração prosseguirá com os altares e pisos, para depois ser possível a reabertura aos moradores da cidade e a turistas. Para desenvolvimento da restauração da fachada serão investidos R$ 1.525.000,00. Deste total, R$ 650 mil já estão captados – via lei de incentivo -, o que permite custear as despesas administrativas e o projeto arquitetônico, que estará pronto até o fim deste ano.

O trabalho é fruto de parceria entre a Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência da Cidade de São Paulo, o Ministério da Cultura (por meio da Lei de Incentivo à Cultura), o Instituto de Cultura Democrática (ICD), a Formarte, a Mitra Arquidiocesana, o Governo do Estado e a Concrejato.